quarta-feira, 21 de julho de 2010

GRANDES PROGRESSOS!


Como já foi falado no primeiro post, o Pedro tem uma equipe profissional maravilhosa e grandes progressos já foram feitos.

No post de hoje, vamos falar um pouquinho dos tratamentos que o Pedro tá fazendo e como ele já progrediu desde que chegou em casa a quase 1 ano.

FISIOTERAPÍA
Ainda no hospital a preocupação em se evitar a atrofia muscular do Pedro era enorme; lá ele tinha 3 sessões diárias, quando chegou em casa esses sessões passaram a ser 2 vezes com alongamento global e uso de órteses por 4 horas diárias divididas em 2 horas de manhã e 2 horas a tarde, foi esse trabalho que evitou, por exemplo, o desenvolvimento de pés equinos (quando os pés ficam "caídos" de forma semelhante ao pé de cavalo). Hoje o Pedro já consegue ficar sentado (com ajuda, claro!), mas nos últimos 2 dias ele tem conseguido ficar sentado sozinho por aproximadamente 5 segundos, segurando a cabeça e o tronco, um avanço sensacional que nos deixou muito felizes, vamos postar fotos disso em breve. A parte respiratória também foi muito trabalhada já que uma das consequencias das convulsões sofridas foi a broncoaspiração (quando o alimento, saliva ou secreção faz o trajeto errado; em vez de ir para o estômago, penetra na laringe, passando pelas pregas vocais e traquéia chegando nos pulmões, podendo desenvolver pneumonia). A pneumonia desenvolvida pelo Pedro foi muito preocupante, seus pulmões ficaram muito debilitados principalmente o pulmão direito. Mesmo em casa fez uso de vários antibióticos e inúmeros raios X de tórax foram realizados até se recuperar totalmente. As fisioterapeutas Caroline Pereira e Viviam Rodrigues ainda hoje dão uma atenção especial a fisioterapia respiratória do Pedro para evitar que novas broncoaspirações aconteçam. A aproximadamente 4 meses Pedro entrou em desmame do O2 e já está ficando 14 horas sem suporte de oxigênio com uma ótima saturação (das 07:00 as 21:00 hs.), apartir daí segue em uso de 1 litro de oxigênio por minuto.


FONOAUDIOLOGÍA
Quando o Pedro chegou em casa mal conseguia mover a boca, não havia o menor sinal de deglutição e muito menos a certeza de que um dia isso aconteceria, mas a fé da família, a competência dos profissinonais e principalmente, o esforço do Pedro, uma grande melhora já ocorreu. A atual fonoaudióloga Raphaella Martins usa um método fantástico chamado Método Padovan - Reorganização Neurofuncional onde é trabalhado não apenas a parte oral mas também a parte corporal com exercícios que ajudam a reorganização neurológia ( para maiores informações acesse www.medicina-antroposofica.org/medicina/metodo_padovan.html), já pudemos notar uma melhora incrível do Pedro desde que iniciou o tratamento com esse método e mais, agora ele já começa a dar sinais de deglutição, ou seja, já consegue engolir saliva sem sinal de broncoaspiração, isso é fabuloso!!!
Todos esses progressos foram confirmados pelo neurologista, Dr. Willian A. Santos (que carinhosamente chamamos de Dr. House, não só devido a sua extrema competência profissional mas também por seu mau humor característico, hehehe), através de um exame chamado SPECT CEREBRAL onde foi confirmado uma pequena irrigação sanguínia cerebral; é bem verdade que é pequena mas existe, o que é incrível se compararmos que essa irrigação não existia a algum tempo atrás.
Como vocês podem perceber, nosso amado Pedro está melhorando muito; claro que é lento, leva tempo, um tempo até maior do que gostaríamos mas as coisas estão acontecendo, no tempo dele, no ritmo do Pedro e ele está se saindo muito bem!
Se você conheçe alguém que tem um quadro neurológico semelhante ao do Pedro, aconselhamos e se informarem sobre os tratamentos que citamos acima pois nós somos testemunhas de sua eficácia e eficiência.

Estejam convidados também a deixarem seus comentários e perguntas aqui, a gente promete tentar ajudar.
Logo, logo a gente volta com novidades sobre a evolução do Pedro e mais informações úteis para quem precisa de um tratamento assim.

Tudo de bom gente!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O INÍCIO

A vida é cheia de surpresas, umas agradáveis que enchem nossas vidas de alegria, outras, que levam nosso psicológico e principalmente nosso coração ao limite da dor, da aflição, do desespero.




Este blog foi criado pra falar sobre o Pedro que, de acordo com as informações dadas pela mãe Gisela, no dia 29 de março de 2009, aos 14 anos, sem motivo aparente, teve uma série de crises convulsivas ( no total de 6 horas ) causando alta da PIC (Pressão Intra- Craniana), broncoaspiração e a primeira parada cardíaca que durou pouco mais de 1 minuto. Para evitar maiores complicações, os médicos do Hospital São Camilo, muito competentes por sinal, resolveram induzí-lo ao coma por 5 dias, diminuindo a dosagem do sedativo gradualmente. A intenção dos médicos era que, ao acordar do coma induzido, Pedro pudesse dizer se havia acontecido algo que explicasse as convulsões, porém, alguns dias após o início da redução da sedação, Pedro teve uma nova parada cardíaca, dessa vez por mais de 20 minutos.




Graças a persistência dos profissionais do Hospital São Camilo, o coração do Pedro voltou a bater mas as sequelas foram inevitáveis: ENCEFALOPATIA ANÓXICA (doença cerebral causada por falta de oxigênio no cérebro), este foi o diagnóstico final dos médicos para o Pedro. Foi traqueostomizado, recebeu uma gastro/jejunostomia, por onde recebe dieta e medicação e está em estado de coma vigil. Após 6 longos meses de luta e sofrimento no hospital, Pedro recebeu alta. Ainda está traqueostomizado, ainda está com gastro/jejunostomia, ainda está em coma vigil mas está EM CASA recebendo o amor e a dedicação da mãe, do pai, dos tios, tias, primos, avós, parentes, vizinhos, amigos e toda a equipe médica (Dr. Roberto Bucco, cliníco/ Dr. willian A. Santos, neurologista/ Caroline Pereira e Viviam Rodrigues, fisioterapeutas/ Raphaella Martins, fonoaudióloga/ Joyse, nutricionista e Fabiana Seraphim, Josenice Leite e Jane Barbosa as enfermeiras que estão com Pedro todos os dias e noites.)




O principal objetivo desse blog é, não apenas, relatar o dia a dia do Pedro mas também, mostrar a tantos que passam por situação semelhante, que por mais grave, por mais desesperador que pareça o momento, a força interior deles, a fé dos que os amam e a dedicação dos profissionais que os tomam por sua responsabilidade trará consolo, fortaleza e a esperança de que, um dia, breve ou com um pouco mais de tempo, as coisas irão se acertar e que tudo ficará bem. Cada dia é uma nova luta, cada dia é uma nova oportunidade de melhora para o Pedro e para tantos com encefalopatia anóxica. Cada pequeno gesto, cada pequeno progresso é uma CONQUISTA DIÁRIA.