Tá bom gente, eu sei que faz um tempão que não posto nada aqui mas é que aconteceram muitas coisas e todas elas de uma vez, foi preciso um tempinho pra organizar e recomeçar; mas não vou deixar voçês continuarem no mistério, vamos começar.
Como foi informado no último post, o Pê teve que recomeçar o tratamento com novos antibióticos devido a nova broncoaspiração, porém, mesmo depois de vários dias de uso continuo do medicamento, o Pedro ainda apresentava febre. Na noite do dia 02/10, a expressão do Pedro não estava lá muito boa, ele parecia desfalecido, desmaiado mesmo apesar dos sinais vitais estarem normais, mesmo assim acionamos o resgate e o levamos para o Hospital São Camilo Santana; lá, depois das valiações realizadas pelos vários médicos, cada qual dentro de sua especialidade; exames e raios X, foi decidido que ficaria internado novamente já que ocorreram alterações nos exames de sangue.
Na primeira noite de internação no Pedro ficou no isolamento da UTI onde permaneceu até o dia 14/10 e sendo submetido a mais exames, após breve melhora foi transferido para o isolamento da semi-intensiva.
Um dos exames solicitados pelos médicos é chamado de PCR, informa se existe ou não algum tipo de infecção no organismo, quanto mais alto for o resultado desse exame, maior será a taxa de infecção no corpo, no caso do Pedro mesmo com todos os antibióticos, essa taxa estava aumentando a cada dia, ou seja, os antibióticos nao estavam surtindo o efeito desejado.
A febre continuava e de repente, o Pedro começou a tossir; é gente; é sério... o Pedro tava tossindo! Voçê deve estar pensando: "putz, isso é ótimo! Limpa as vias aérias e não precisa ficar aspirando ele tantas vezes." Nem tanto meus caros! Desde o início sabíamos que tinha alguma coisa errada com essa tosse repentina afinal, o Pedro não tossia mas apenas 4 dias após o aparecimento da tosse e depois de muita insistência da Gisela , os médico resolveram fazer uma broncoscopia e o resultado pegou todo mundo de surpresa, o Pedro estava com TUBERCULOSE!
Iniciou-se todo um esquema de tratamento que será muito longo.
Para aqueles que não conheçem a Tuberculose é uma doença causada por um microorganismo que é transmitido pelo ar; não sabemos como o Pedro foi contaminado, a teoria dos médicos é que "provavelmente" o Pedro já possuía esse microorganismo e só agora ele "acordou", possivelmente devido a baixa resitência do Pê, agora ele está em tratamento que dura 6 meses.
É um tratamento muito difícil, tem muitos efeitos colaterais: dor abdominal, náuseas e vômitos são algumas delas sendo que as duas últimas são as que estão se manisfestando no Pedro o que nos obriga a redobrar os cuidados com a possibilidade de broncoaspiração, para evitar que isso aconteça, medicação antiemética (para evitar o enjôo e vômito) também está sendo administrada; mesmo assim alguns episódios aconteceram o que provavelmente causou um deslocamento da sonda gastro/jejunostomia o que o levou a uma nova internação para reposicioná-la,dessa vez a internação durou a penas 1 dia.
Apesar de tantos contratempos, o Pê está bem, lindo e forte como sempre. Infelizmente fomos obrigadas a dar um tempinho nas festas e passeios, já que ele voltou a ficar em O2 contínuo novamente, mas é temporário. O desmame já foi reiniciado e em algumas semanas ele estará pronto para novos vôos. Vamos lá gente, todo mundo na torcida! \0/
Desculpe a demora em postar essas informações, a gente sabe que tem um pessoal enorme que acompanha a evolução do Pedro pelo blog mas é que a correria tá grande e as coisas aconteceram sucessivamente, a gente promete tentar postar as novidades que acontecerem apartir de agora o mais rápido possível.
Para finalizar, a gente queria deixar uma aviso muito importante:
infelizmente, por motivos totalmente misteriosos (pelo menos pra mim, Jane), não estamos conseguindo inserir as fotos do Pedro no blog ¬¬ , então colocamos as fotos no orkut dele, lá vc´s irão encontrar fotos novinhas do Pedro.
Obrigada pelo apoio e pela força! A gente agradeçe em nome de todos da turma do Pê.
Bjus.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
NOVAS!
Tem um monte de gente ligando pra casa da Gí preocupadas com o Pedro; calma pessoal, O PÊ TÁ BEM! É verdade que ele não passou uma semana lá muito boa mas ele já ta melhor. Após o inicio do antibiótico, o Dr. Bucco solicitou um raio X de tórax mas não foi encontrado nada de anormal nos pulmões, de qualquer forma ele trocou o antibiótico; tá no iniciozinho do novo tratamento, o Pê ainda teve uma febrezinha no último domingo dia 29/08 mas não voltou a se repetir, além disso, hoje ele já ficou sem o suporte de O2 por 10 horas e saturando muito bem, isso é excelênte se levár-mos em conta que nessa última semana não foi realizado desmame e que ele ficou no cpap (aparelho de expansão pulmonar) boa parte dos dias e as noites inteiras.
Outra boa notícia é que hoje ligaram do Lucy Montoro informando que a primeira prova da cadeira de rodas do Pê tá marcada pro dia 09/09; bacana demais!!
Por enquanto é só, semana que vem tem novo post com fotos, prometo!
Tchau!
Outra boa notícia é que hoje ligaram do Lucy Montoro informando que a primeira prova da cadeira de rodas do Pê tá marcada pro dia 09/09; bacana demais!!
Por enquanto é só, semana que vem tem novo post com fotos, prometo!
Tchau!
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
NEM TUDO SÃO FLORES.
Essa última semana não foi lá muito fácil pro Pedro, nem pra Gí e nem pra gente, é que o Pê apresentou febre (+ de 39), diarréia, refluxo e secreção muito amarela e espessa durante o dia e clara e fluida a noite mas sempre em muita quantidade; pra se ter uma idéia, as aspirações do Pedro durante um plantão de 24 horas são de 15 vezes no máximo, nesses últimos dias, estávamos aspirando 24, 26 vezes durante o mesmo período. Após breve conversa com a fisioterapeuta Caroline Pereira, o Dr. Roberto Bucco solicitou o inicio imediato de antibiótico; hoje já estamos no quinto dia de tratamento.
Graças a Deus o Pedro tá melhor, um pouco caidinho por causa do antibiótico mas não apresentou mas febre desde ontem e tá melhor da diarréia também.
Chato também é que, por causa de tudo isso o desmame de O2 foi suspenso a ele voltou pro oxigênio contínuo, agora tá com 2 litros.
Poís é gente; essa semana queríamos continuar dando ótimas notícias mas nem tudo são flores. Vamos continuar cuidando muito bem do nosso amadinho, enchendo ele de carinho e líquido rsrsr, pra ele ficar bom logo e assim, voltarmos a relatar boas novas de grande alegria.
Próxima quarta feira (01/09) vai fazer 1 ano que o Pedro tá em casa e um lindo culto de ação de graças vai ser realizado, vamos todos agradeçer a Deus por termos o Pê conosco.
Semana que vem tem mais post.
Tchau!
Graças a Deus o Pedro tá melhor, um pouco caidinho por causa do antibiótico mas não apresentou mas febre desde ontem e tá melhor da diarréia também.
Chato também é que, por causa de tudo isso o desmame de O2 foi suspenso a ele voltou pro oxigênio contínuo, agora tá com 2 litros.
Poís é gente; essa semana queríamos continuar dando ótimas notícias mas nem tudo são flores. Vamos continuar cuidando muito bem do nosso amadinho, enchendo ele de carinho e líquido rsrsr, pra ele ficar bom logo e assim, voltarmos a relatar boas novas de grande alegria.
Próxima quarta feira (01/09) vai fazer 1 ano que o Pedro tá em casa e um lindo culto de ação de graças vai ser realizado, vamos todos agradeçer a Deus por termos o Pê conosco.
Semana que vem tem mais post.
Tchau!
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
VISITA AO SÃO CAMILO
Ontem foi um dia cansativo, é que o Pedro passou o dia no Hospital São Camilo; calma gente, não aconteceu nada com o Pê, ele foi apenas fazer um exame e acabou fazendo dois, rsrsrs... eu explico.
De uns meses pra cá, o Pedro tem apresentado uns episódios de refluxo ou seja, tem ocorrido saída de suco gástrico pela boca e algumas vezes pela traqueostomia o que aumentaria o risco de broncospiração então, o Dr, Roberto Bucco achou po
r bem pedir o exame de endoscopia assim ele saberia exatamente o que está causando as regurgitações. Saímos muito cedo, as 05:00 da manhã, a internação estava marcada para as 06:00 e o exame para as 08:00. Como o Pedro está traqueostomizado, porta gastro/jejunostomia e está em coma vigil, esse exame só poderia ser realizado no centro cirúrgico, recebeu anestesia geral e após 40 minutos na sala de recu
peração pós- anestésica voltou pro quarto, nesse interim, o neurologista Dr. Willian A. Santos , aproveitando a estada do Ped
ro no hospital, solicitou um eletroencefalograma, depois estávamos liberados, chegamos em casa as 16:30.
A pergunta que não quer calar é, afinal qual foi o resultado da endoscopia? Bom, o Pedro apresentou uma pangastrite erosiva
moderada, ou seja, úlcera! Agora o médico vai escolher o melhor tratamento pra ele; quanto ao eletroencefalograma, bom, esse a gente vai ter que esperar que o Dr. Willian nos diga o resultado porque pra nós é somente um monte de rabiscos pra cima e pra baixo, hehehe.
moderada, ou seja, úlcera! Agora o médico vai escolher o melhor tratamento pra ele; quanto ao eletroencefalograma, bom, esse a gente vai ter que esperar que o Dr. Willian nos diga o resultado porque pra nós é somente um monte de rabiscos pra cima e pra baixo, hehehe. No mais o Pê tá bem, sempre que dá a Gí e uma de
nós sai com ele pra passear pelo condomínio e sempre tem gente pra ajudar, rsrsr... Amanhã (20/08) vai ter passeio pelo horto, claro que se o tempo ajudar.
nós sai com ele pra passear pelo condomínio e sempre tem gente pra ajudar, rsrsr... Amanhã (20/08) vai ter passeio pelo horto, claro que se o tempo ajudar.Então por enquanto é só, logo, logo a gente fala o resultado do encefalograma e trás novas do Pedro.
Inté gente!
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
CUIDADO BOQUINHA COM O QUE FALA!
Ao longo de 6 anos trabalhando com enfermagem pude presenciar inúmeras situações; ví pacientes que foram desesperançados por médicos se recuperarem completamente e pessoas que pareciam evoluir tão bem sucumbirem e irem a óbito tão rápido que nem dava pra acreditar; ví gente que recebeu a notícia da alta dos seus de contra gosto e vi famílias inteiras festejarem e rejubilarem-se em ter de volta aqueles que tanto amam; ví parentes chorarem copiosamente ao lado do corpo inerte do familiar que morreu sem ter recebido uma única visita enquanto estava no hospital mas principalmente, vi pessoas lamentarem, reclamarem e mal dizerem o enorme transtorno que teriam após saberem que seu ente querido estava em coma sem se importar em expressar sua raiva na frente da equipe medica, de enfermagem e pior, do próprio parente em coma; para eles agora seu parente nada mais era que um corpo que nada vê, nada sente, nada fala e principalmente nada ouve.
O coma é um estado de inconsciencia profunda e ainda é um mistério para médicos e especialistas. Existem mais perguntas que respostas, dúvidas que certezas, e respostas concretas sobre o que acontece no cérebro de uma pessoa em coma ninguem tem ainda. Uma pessoa em coma profundo mantem os olhos fechados o tempo todo, porém o Pedro se encontra no estado de coma vigil, ele dorme a noite, mantem os olhos abertos durante o dia mas não fala, não interage com o meio ambiente, fica alheio a tudo o que acontece a sua volta, nesse estado as pessoas podem sorrir, chorar e ter alguns movimentos involuntários ou seja, inconscientes, de acordo com os livros são reações automáticas.
Relatos mostram que durante o estado de coma, algumas pessoas puderam ouvir claramente as conversas ao seu redor e o quanto essas conversas as ajudavam ou prejudicavam dependendo do que se dizia e como as palavras eram ditas, esse é um dos motivos do cuidado que temos com as palavras e conversas perto do Pedro. Recentemente a fonoaudióloga Raphaella Martins realizou uma avaliação auditiva comportamental ( avaliação subjetiva da audição ) no Pedro. Os objetos / instrumentos utilizados foram:
>> CORNETA ( 95 dBNa )
>> SINO ( 75 dBNa )
>> BRINQUEDO DE SOPRO ( 65 dBNa )
>> GUIZO ( 60 dBNa )
OBS: dBNA é a intensidade sonora em nível de audição ( decibés ).
Para corneta ele apresentou reflexo cocleo- palpebral, para os demais instrumentos Pedro apresentou procura de fonte sonora bilateralmente e atenção seletiva ao som, ou seja, de acordo com a fono Raphaella, o Pedro apresentou respostas adequadas para a avaliação comportamental! Claro que uma avaliação objetiva se faz necessário para mensurarmos os limiares auditivos ( BERA e EOA ).
" Há poder em suas palavras". Esta frase, ví num quadro na sala de uma família amiga em Goiânia, nunca esqueci a forte impressão que essa verdade me causou. Palavras podem eleva ou destruir, trazer paz ou causar guerras, proporcionar a melhora ou piorar cada vez mais.
Se desejam, venham visitar o Pedro e tragam lindas palavras de força, de coragem, otimismo; palavras de oração, de confiança e esperança; palavras de alegria, de júbilo, de amor; assim quando o Pedro acordar poderá, quem sabe, nos contar como foi bom ouvir nossas vozes e quanto bem trouxeram a ele! Se você conheçe mais alguem em coma, seja qual for seu nivel, leve essas mesmas palavras e eles, nada de pessimismo, tristeza nem desânimo. Quem sabe, o poder de suas palavras faça a diferença!
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
SÓ PRA SABER.
GENTE, QUEM GOSTA DO PEDRO TEM SEMPRE MUITAS PERGUNTAS; FICAMOS FELIZES DEMAIS EM SABER DA PREOCUPAÇÃO E DO INTERESSE DE CADA UM PELA EVOLUÇÃO DO NOSSO AMADINHO, ENTÃO PRA FACILITAR, VAMOS RESPONDER AS PERGUNTAS NO ESPAÇO RESERVADO AOS COMENTÁRIOS, LÁ MESMO ONDE VC´S DEIXAM SEUS RECADINHOS, AO FINAL DE CADA POST.
O PEDRO FICA FELIZ DEMAIS EM SABER QUE TODOS ESTÃO TORCENDO E ORANDO POR ELE.
TUDO DE BOM!
O PEDRO FICA FELIZ DEMAIS EM SABER QUE TODOS ESTÃO TORCENDO E ORANDO POR ELE.
TUDO DE BOM!
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
MAIS LIBERDADE
Uma das primeiras providencias que a mãe do Pedro tomou quando iniciou o desmame de oxigênio foi sobre sua locomoção; sem a necessidade de O2 contínuo o Pedro poderia sair de casa com maior tranquilidade.
O primeiro lugar a ser procurado foi a AACD onde, o Pedro passou por uma equipe de fisiátras e fisioterpeutas que avaliaram as reais necessidades dele. Enquanto aguardávamos ser chamados, uma moça chamada Luciana se aproximou e perguntou o que tinha acontecido com o Pedro, após uma breve explicação da Andréa (sua tia), ela nos contou que era mãe de um rapaz de 19 anos que passou pela mesma situação do Pedro, esse rapaz chama-se Leonardo.
A semelhança entre os casos era incrível; um filho de 17 anos aparentemente saudável, inexplicavelmente convulsiona e tem uma parada cardiorrespiratória começando assim uma luta para uma melhor qualidade de vida. Leonardo, que até então era perfeito, passou a usar uma traqueostomia pra respirar e uma gastrostomia por onde se alimentava; 2 anos depois da PCR, conheçemos um Leonardo, sem traqueo, alimentando-se por via oral praticamente sozinho e falando, mandou até um beijnho pra nós! Aquela imagem nos encheu de esperança e força pra continuar acreditando.
Tambem conhecemos Vinícius por intermédio de uma amiga da família chamada Patricia, cuja a mãe comentava um caso parecido no cabelereiro. Todas essas experiencias ajudam os pais do Pedro a sentir uma possível reabilitação.
O Vinícius, que tambem era vítima de uma PCR, fazia uma terapia muito interessante a EQUOTERAPIA onde o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar objetivos terapêuticos pois exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e articulações além de trabalhar o equilíbrio e coordenação (mais informações http://www.saudevidaonline.com.br/artigo74.htmnline.com.br/artigo74.htm ). O Pedro terá a primeira avaliação para iniciar a Equoterapia no dia 05 de agosto, estamos muito confiantes com a melhora que essa terapia poderá trazer sem esqueçer, claro que o 
Dr. Willian A. Santos,>>>>>>>>
Dr. Willian A. Santos,>>>>>>>>
neurologista do Pedro está acompanhando tudo e achou a idéia super válida. Quanto a cadeira de rodas na AACD, descobrimos que, não apenas a demanda de fabricação é alta, o custo também. :[
O próximo lugar visitado foi o INSTITUTO DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO; ficamos encantadas com a infra estrutura; um prédio totalmente adaptado aos portadores de deficiencia física e prestando um serviço de primeira qualidade.
No Instituto, o Pedro foi avaliado por vários especialistas e encaminhado para diferentes programas de reabilitação, sendo selecionado para receber os cuidados da equipe de hemiplegia. Após passar por uma triagem, foi encaminhado para uma avaliação onde foi escolhida a cadeira mais adequada para ele com todas as adaptações necessárias além das órteses de membros superiores e inferiores, e o melhor, todo esse material foi concedido pela instituto sem custo algum. Após essa primeira consulta, uma nova avaliação foi realizada; enfermeiros, assist
entes sociais, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e uma série de outros profissionais tambem avaliaram o Pedro e nos orientaram sobre como ajudarmos no tratamento dele. Fomos instruídas a estimular a memória do Pedro com fatos acontecidos antes do incidente, ajudá-lo a lembrar-se das coisas que fazia antes como os passeios com os pais, as conversas e brincadeiras com os amigos, mostrar fotos e imagens com assuntos que o interessava, estimular o cheiro e as sensações táteis além de nos mantermos sempre atentas a qualq
uer demosntração de contato ou tentativa de comunicação que possa ser expressa pelo Pê.
Antes, sair de casa, até mesmo sair do quarto era extremamente complicado devido ao suporte contínuo de O2, afinal, não dava pra sair carregando um torpedo de oxigênio pra cima e pra baixo ( rsrs....) porém, com o avanço do desmame do O2 as primeiras saídas já puderam ser realizadas com uma cadeira de rodas simples que, apesar de apresentar certa dificuldade em manter a postura do Pedro, possibilitava rápidos passeios no estacionamento do condomínio onde mora e mesmo pelo
Horto Florestal, sempre autorizados por Dr. Bucco
Antes, sair de casa, até mesmo sair do quarto era extremamente complicado devido ao suporte contínuo de O2, afinal, não dava pra sair carregando um torpedo de oxigênio pra cima e pra baixo ( rsrs....) porém, com o avanço do desmame do O2 as primeiras saídas já puderam ser realizadas com uma cadeira de rodas simples que, apesar de apresentar certa dificuldade em manter a postura do Pedro, possibilitava rápidos passeios no estacionamento do condomínio onde mora e mesmo pelo
Horto Florestal, sempre autorizados por Dr. Bucco<<<<<<<<<<<<<< 


Agora, com o aumento das horas de desmame (apartir da primeira semana de agosto são 16 horas) e com uma cadeira que a avó alugou,
enquanto esperamos pela sua própria totalmente
adaptada pelo Instituto Lucy Montoro, os passeios serão mais frequentes, seguros e confortáveis. Estamos anciosos pela chegada da cadeira que será entregue, junto com as órteses nos próximos meses. Shopping nos aguarde, hehehe.
Então é isso; tudo que puder trazer alguma ajuda, algum progresso por menor que seja, a família e todos os que estão ligados ao Pedro correm atrás, mesmo a mais simples tentativa já se mostra uma significante ajuda para que, um dia, possamos presenciar uma total e definitiva mudança em sua vida.
Quer saber mais sobre o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro?
Então é isso; tudo que puder trazer alguma ajuda, algum progresso por menor que seja, a família e todos os que estão ligados ao Pedro correm atrás, mesmo a mais simples tentativa já se mostra uma significante ajuda para que, um dia, possamos presenciar uma total e definitiva mudança em sua vida.
Quer saber mais sobre o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro?
quarta-feira, 21 de julho de 2010
GRANDES PROGRESSOS!
Como já foi falado no primeiro post, o Pedro tem uma equipe profissional maravilhosa e grandes progressos já foram feitos.
No post de hoje, vamos falar um pouquinho dos tratamentos que o Pedro tá fazendo e como ele já progrediu desde que chegou em casa a quase 1 ano.
FISIOTERAPÍA
Ainda no hospital a preocupação em se evitar a atrofia muscular do Ped
ro era enorme; lá ele tinha 3 sessões diárias, quando chegou em casa esses sessões passaram a ser 2 vezes com alongamento global e uso de órteses por 4 horas diárias divididas em 2 horas de manhã e 2 horas a tarde, foi esse trabalho que evitou, por exemplo, o desenvolvimento de pés equinos (quando os pés ficam "caídos" de forma semelhante ao pé de cavalo). Hoje o Pedro já consegue ficar sentado (com ajuda, claro!), mas nos últimos 2 dias ele tem conseguido ficar sentado sozinho por aproximadamente 5 segundos, segurando a cabeça e o tronco, um avanço sensacional que nos deixou muito felizes, vamos postar fotos disso em breve. A parte respiratória também foi muito trabalhada já que uma das consequencias das convulsões sofridas foi a broncoaspiração (quando o alimento, saliva ou secreçã
o faz o trajeto errado; em vez de ir para o estômago, penetra na laringe, passando pelas pregas vocais e traquéia chegando nos pulmões, podendo desenvolver pneumonia). A pneumonia desenvolvida pelo Pedro foi muito preocupante, seus pulmões ficaram muito debilitados principalmente o pulmão direito. Mesmo em casa fez uso de vários antibióticos e inúmeros raios X de tórax foram realizados até se recuperar totalmente. As fisioterapeutas Car
oline Pereira e Viviam Rodrigues ainda hoje dão uma atenção especial a fisioterapia respiratória do Pedro para evitar que novas broncoaspirações aconteçam. A aproximadamente 4 meses Pedro entrou em desmame do O2 e já está ficando 14 horas sem suporte de oxigênio com uma ótima saturação (das 07:00 as 21:00 hs.), apartir daí segue em uso de 1 litro de oxigênio por minuto.
ro era enorme; lá ele tinha 3 sessões diárias, quando chegou em casa esses sessões passaram a ser 2 vezes com alongamento global e uso de órteses por 4 horas diárias divididas em 2 horas de manhã e 2 horas a tarde, foi esse trabalho que evitou, por exemplo, o desenvolvimento de pés equinos (quando os pés ficam "caídos" de forma semelhante ao pé de cavalo). Hoje o Pedro já consegue ficar sentado (com ajuda, claro!), mas nos últimos 2 dias ele tem conseguido ficar sentado sozinho por aproximadamente 5 segundos, segurando a cabeça e o tronco, um avanço sensacional que nos deixou muito felizes, vamos postar fotos disso em breve. A parte respiratória também foi muito trabalhada já que uma das consequencias das convulsões sofridas foi a broncoaspiração (quando o alimento, saliva ou secreçã
o faz o trajeto errado; em vez de ir para o estômago, penetra na laringe, passando pelas pregas vocais e traquéia chegando nos pulmões, podendo desenvolver pneumonia). A pneumonia desenvolvida pelo Pedro foi muito preocupante, seus pulmões ficaram muito debilitados principalmente o pulmão direito. Mesmo em casa fez uso de vários antibióticos e inúmeros raios X de tórax foram realizados até se recuperar totalmente. As fisioterapeutas Car
oline Pereira e Viviam Rodrigues ainda hoje dão uma atenção especial a fisioterapia respiratória do Pedro para evitar que novas broncoaspirações aconteçam. A aproximadamente 4 meses Pedro entrou em desmame do O2 e já está ficando 14 horas sem suporte de oxigênio com uma ótima saturação (das 07:00 as 21:00 hs.), apartir daí segue em uso de 1 litro de oxigênio por minuto. Quando o Pedro chegou em casa mal conseguia mover a boca, não havia o menor sinal de deglutição e muito menos a certeza de que um dia isso aconteceria, mas a fé da família, a competência dos profissinonais e principalmente, o esforço do Pedro, uma grande melhora já ocorreu. A atual fonoaudióloga Raphaella Martins usa um método fantástico chamado Método Padovan - Reorganização Neurofuncional onde é trabalhado não apenas a parte oral mas também a parte corporal com exercícios que ajudam a reorganização neurológia ( para maiores informações acesse www.medicina-antroposofica.org/medicina/metodo_padovan.html), já pudemos notar uma melhora incrível do Pedro desde que iniciou o tratamento com esse método e mais, agora ele já começa a dar sinais de deglutição, ou seja, já consegue engolir saliva sem sinal de broncoaspiração, isso é fabuloso!!!
Todos esses progressos foram confirmados pelo neurologista, Dr. Willian A. Santos (que carinhosamente chamamos de Dr. House, não só devido a sua extrema competência profissional mas também por seu mau humor característico, hehehe), através de um exame chamado SPECT CEREBRAL onde foi confirmado uma pequena irrigação sanguínia cerebral; é bem verdade que é pequena mas existe, o que é incrível se compararmos que essa irrigação não existia a algum tempo atrás.
Como vocês podem perceber, nosso amado Pedro está melhorando muito; claro que é lento, leva tempo, um tempo até maior do que gostaríamos mas as coisas estão acontecendo, no tempo dele, no ritmo do Pedro e ele está se saindo muito bem!
Se você conheçe alguém que tem um quadro neurológico semelhante ao do Pedro, aconselhamos e se informarem sobre os tratamentos que citamos acima pois nós somos testemunhas de sua eficácia e eficiência.
Estejam convidados também a deixarem seus comentários e perguntas aqui, a gente promete tentar ajudar.
Logo, logo a gente volta com novidades sobre a evolução do Pedro e mais informações úteis para quem precisa de um tratamento assim.
Tudo de bom gente!
Tudo de bom gente!
Assinar:
Comentários (Atom)



