Tá bom gente, eu sei que faz um tempão que não posto nada aqui mas é que aconteceram muitas coisas e todas elas de uma vez, foi preciso um tempinho pra organizar e recomeçar; mas não vou deixar voçês continuarem no mistério, vamos começar.
Como foi informado no último post, o Pê teve que recomeçar o tratamento com novos antibióticos devido a nova broncoaspiração, porém, mesmo depois de vários dias de uso continuo do medicamento, o Pedro ainda apresentava febre. Na noite do dia 02/10, a expressão do Pedro não estava lá muito boa, ele parecia desfalecido, desmaiado mesmo apesar dos sinais vitais estarem normais, mesmo assim acionamos o resgate e o levamos para o Hospital São Camilo Santana; lá, depois das valiações realizadas pelos vários médicos, cada qual dentro de sua especialidade; exames e raios X, foi decidido que ficaria internado novamente já que ocorreram alterações nos exames de sangue.
Na primeira noite de internação no Pedro ficou no isolamento da UTI onde permaneceu até o dia 14/10 e sendo submetido a mais exames, após breve melhora foi transferido para o isolamento da semi-intensiva.
Um dos exames solicitados pelos médicos é chamado de PCR, informa se existe ou não algum tipo de infecção no organismo, quanto mais alto for o resultado desse exame, maior será a taxa de infecção no corpo, no caso do Pedro mesmo com todos os antibióticos, essa taxa estava aumentando a cada dia, ou seja, os antibióticos nao estavam surtindo o efeito desejado.
A febre continuava e de repente, o Pedro começou a tossir; é gente; é sério... o Pedro tava tossindo! Voçê deve estar pensando: "putz, isso é ótimo! Limpa as vias aérias e não precisa ficar aspirando ele tantas vezes." Nem tanto meus caros! Desde o início sabíamos que tinha alguma coisa errada com essa tosse repentina afinal, o Pedro não tossia mas apenas 4 dias após o aparecimento da tosse e depois de muita insistência da Gisela , os médico resolveram fazer uma broncoscopia e o resultado pegou todo mundo de surpresa, o Pedro estava com TUBERCULOSE!
Iniciou-se todo um esquema de tratamento que será muito longo.
Para aqueles que não conheçem a Tuberculose é uma doença causada por um microorganismo que é transmitido pelo ar; não sabemos como o Pedro foi contaminado, a teoria dos médicos é que "provavelmente" o Pedro já possuía esse microorganismo e só agora ele "acordou", possivelmente devido a baixa resitência do Pê, agora ele está em tratamento que dura 6 meses.
É um tratamento muito difícil, tem muitos efeitos colaterais: dor abdominal, náuseas e vômitos são algumas delas sendo que as duas últimas são as que estão se manisfestando no Pedro o que nos obriga a redobrar os cuidados com a possibilidade de broncoaspiração, para evitar que isso aconteça, medicação antiemética (para evitar o enjôo e vômito) também está sendo administrada; mesmo assim alguns episódios aconteceram o que provavelmente causou um deslocamento da sonda gastro/jejunostomia o que o levou a uma nova internação para reposicioná-la,dessa vez a internação durou a penas 1 dia.
Apesar de tantos contratempos, o Pê está bem, lindo e forte como sempre. Infelizmente fomos obrigadas a dar um tempinho nas festas e passeios, já que ele voltou a ficar em O2 contínuo novamente, mas é temporário. O desmame já foi reiniciado e em algumas semanas ele estará pronto para novos vôos. Vamos lá gente, todo mundo na torcida! \0/
Desculpe a demora em postar essas informações, a gente sabe que tem um pessoal enorme que acompanha a evolução do Pedro pelo blog mas é que a correria tá grande e as coisas aconteceram sucessivamente, a gente promete tentar postar as novidades que acontecerem apartir de agora o mais rápido possível.
Para finalizar, a gente queria deixar uma aviso muito importante:
infelizmente, por motivos totalmente misteriosos (pelo menos pra mim, Jane), não estamos conseguindo inserir as fotos do Pedro no blog ¬¬ , então colocamos as fotos no orkut dele, lá vc´s irão encontrar fotos novinhas do Pedro.
Obrigada pelo apoio e pela força! A gente agradeçe em nome de todos da turma do Pê.
Bjus.
Jane, Fabiana, Jô e toda a equipe que cuida do Pedro querido e Gi, tão querida, tia Lelena manda beijos, abraços, muito carinho para o Paçoca, para vocês todas.
ResponderExcluir